Manipulação


Dados da Anfarmag mostram que 30% da fabricação dos manipulados vem da área de dermatologia. O restante fica por conta da ginecologia, cirurgia plástica, gastroenterologia e endocrinologia, entre outras especialidades. Muita gente não sabe, mas é possível fazer remédios até mesmo para tratar problemas cardíacos, pressão alta e depressão. É o caso da versão manipulada do Prozac, indicado para pessoas deprimidas. O farmacêutico necessita apenas do princípio ativo desse comprimido, a fluoxetina.Um dos obstáculos é que, no caso da primeira doença, muitos medicamentos ainda estão sob a lei de patentes e só podem ser produzidos pelo laboratório que a detém.Os fornecedores de determinadas matérias-primas também dificultam a venda dos compostos para o setor porque não fazemos compras em grandes quantidades. Esse obstáculo, no entanto, não impede que as farmácias de manipulação ofereçam um serviço diferenciado à seus clientes. Elas garantem um tratamento personalizado. Somente a farmácia de manipulação é capaz de produzir o remédio de acordo com as necessidades exatas do paciente. Por isso, deve ser vista como mais uma opção.
Atualmente, pode-se manipular praticamente qualquer medicamento e obter alternativas para vários problemas de saúde. Para divulgar essas informações e orientar o consumidor a fazer uma boa compra foi lançado recentemente o manual do consumidor das farmácias de manipulação. O guia foi elaborado pela Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais (Anfarmag), entidade que representa o seto,no Brasil existem cerca de 5.250 farmácias do gênero.
Requisitos – Os remédios manipulados são feitos com a substância ativa presente nos medicamentos de marca. A diferença é que os produtos são desenvolvidos na própria farmácia. Ou seja, não são elaborados em escala industrial. Por isso, a principal orientação é verificar se a farmácia possui um farmacêutico no local. Ele é o profissional certo para falar sobre os produtos. Deve-se exigir a sua presença quando houver dúvidas. O farmacêutico pode informar se o remédio deve ou não ser tomado com leite ou se há riscos de a droga causar algum problema quando ingerida com outro medicamento.
A presença do farmacêutico é apenas um dos requisitos para saber se a farmácia é de confiança. Há outros pontos a observar, como a higiene do local e a pontualidade na entrega do medicamento.A Farmácia de Manipulação Areias Brancas conta com uma Farmacêutica em horario integral para tirar dúvidas dar orientações e melhores esclarecimentos