Automedicação : Vale a Pena Esse Risco?


Infelizmente é uma prática muito comum. Quem nunca sentiu aquela “leve dor de cabeça”, ou uma “indisposição”, ou algum incômodo pelo corpo, contou a algum conhecido, e ele de imediato, como médico “guru”, sugeriu o medicamento que acabaria com aqueles sintomas? “É tiro e queda, pode tomar. Para mim foi ótimo, resolveu na hora.” São situações que fazem parte do dia a dia das pessoas. Até mesmo ir a drogaria e adquirir a “Farmácia Doméstica”, com analgésicos, antitérmicos, digestivos, etc, são atitudes comuns.
Só que para um ato tão comum as conseqüências são perigosas e em alguns casos podem ocasionar até óbitos.




São inúmeros os riscos:

* errar na dose,

* a associação com outro medicamento que o individuo já faz uso,

* as reações adversas, como diarréias, enjôos, etc,

* intoxicações e muitos outros.


O que muitas pessoas não sabem é que uma simples dor de cabeça ou até mesmo pelo corpo, ou uma febre, é um sinal de alerta do organismo de que alguma coisa está errada.
E o uso de algum medicamento sem prescrição do profissional habilitado pode camuflar ou mascarar a doença, dificultando ou agravando o problema de saúde do individuo. Outro exemplo muito comum é o uso de antibióticos indiscriminadamente. Devido à automedicação muitas pessoas tomam de forma inadequada, aumentando a resistência às bactérias.
Se olharmos para a estrutura do Sistema de Saúde do nosso país, que é muito lenta e precária, os meios de comunicação que incentivam o uso de medicamentos e a comodidade de ir a drogaria mais próxima comprar o alívio imediato para o seu sintoma, podemos comprovar como o índice da automedicação aumenta a cada dia.
Fica então o alerta: todo medicamento quando administrado, causa determinado efeito no organismo, inclusive os colaterais. Por isso, é importante uma correta indicação e orientação do profissional de saúde habilitado.
Vale a pena colocar em risco a sua saúde e a de seus familiares?


Escrito por: Flávia Couto Cambraia CRF-MG 16.867
Farmacêutica Responsável Técnica do Drogão Areias Brancas